Avenida Dorival Cândido Luiz de Oliveira, 5360 - Sala: 204
São Vicente - Parada 66 - Gravataí/RS

Sede própria - deste 1985

  • (51) 3490-1125

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Internacional: Iasb publica revisão dos requisitos de Impairment relativos a instrumentos financeiros

O objetivo da iniciativa foi avaliar se os efeitos da aplicação dos requisitos de impairment atendem o pretendido pelo Iasb

O International Accounting Standards Board (Iasb) publicou, nesta quinta-feira (5), a Revisão Pós-Implementação (PIR) dos requisitos de imparidade na IFRS 9 - Instrumentos Financeiros – Impairment. O objetivo da iniciativa foi avaliar se os efeitos da aplicação dos requisitos de impairment atendem o pretendido pelo Iasb.

A confirmação do alcance desse objetivo foi obtida durante a realização do PIR, quando o feedback e a investigação realizados no processo mostraram que a IFRS 9 fornece informações úteis aos usuários de instrumentos financeiros, especificamente, no que diz respeito à condução a um reconhecimento mais atempado das perdas de crédito; fornecimento de informações úteis aos investidores sobre as perdas de crédito esperadas, embora tenham sido sugeridas melhorias específicas nas divulgações do risco de crédito; e na aplicação de forma consistente, com algumas áreas que requerem maior esclarecimento e orientação.

Em resposta ao feedback, o Iasb irá explorar se os requisitos para modificação (não reconhecimento e anulação de instrumentos financeiros) e os efeitos consequentes no reconhecimento de perdas de crédito esperadas, podem ser esclarecidos como parte do projeto sobre Mensuração do Custo Amortizado.

Além disso, o Iasb adicionou um novo projeto ao seu pipeline para investigar melhorias específicas nos requisitos de divulgação de risco de crédito na IFRS 7 – Instrumentos Financeiros: Evidenciação.

Acesse a Revisão Pós-Implementação dos Instrumentos Financeiros da IFRS 9 – Resumo do Projeto de Impairment e demonstrativo de Feedback aqui.